quarta-feira, 3 de abril de 2013

Como Hidratar os Cabelos Corretamente



Muitas mulheres gostam de hidratar o  cabelo em casa, e nessa hora tem muitas duvidas, aqui vão algumas respostas pra vocês 


1. Cabelos limpos fazem toda a diferença
Se o cabelo não for lavado da forma certa, o excesso de oleosidade e impurezas impedirá que a máscara capilar aja no fio e dê o efeito desejado. Por isso, é importante lavar o cabelo muito bem antes da hidratação, de preferência com água morna ou em temperatura ambiente.
2. O tal do shampoo antirresíduos
O shampoo antirresíduos é ótimo para limpar profundamente os fios e retirar todas as impurezas, excesso de poluição, oleosidade, sujeira e acúmulo de outros produtos também (o famoso “meu cabelo acostumou com tal condicionador”), portando são ótimos para serem usados antes da hidratação.
Quem tem cabelo normal, misto ou oleoso pode usar o shampoo antirresíduos uma vez por semana, a cada quinze dias ou até mais tempo, depende da sua necessidade. Quem tem cabelo seco é bom não abusar, uma vez no mês está de bom tamanho.
Durante a lavagem com shampoo antirresíduos, não “embole” os fios ou faça movimentos muito bruscos, pois você pode danificá-los e embaraçá-los. Faça movimentos retilíneos ou circulares no couro cabeludo, bem devagar, sem emaranhar os fios.
Quem tem cabelo tingido, danificado, com algum tipo de alisamento ou química não é bacana usá-lo, porque o shampoo anti-resíduos pode desbotar o fio, ressecar ou ainda diminuir os efeitos da progressiva/alisante etc. Não é uma regra não, mas pode acontecer! Se esse for o seu caso, antes da hidratação apenas use o seu shampoo de costume e aplique-o duas vezes caso seu cabelo esteja um pouco sujo.
3. Condicionador antes da hidratação pode?
Não. Por dois motivos: primeiro porque as cutículas do fio precisam estar abertas para o produto agir corretamente, e a função do condicionador é justamente fechá-las, então ele vai atrapalhar a ação da máscara. O segundo motivo é meio óbvio: o excesso de produtos hidratantes poderão deixar o cabelo pesado, sem balanço.
4. Evite aplicar a máscara nos cabelos molhados
Hidratar os cabelos no banho é extremamente prático (as famosas máscaras que agem em 3 minutos!), mas tem seus pontos negativos. Ao aplicar a máscara nos cabelos molhados o produto é diluído e perde a eficiência, o que não é nem um pouco bom.
Para evitar isso, antes da aplicação seque os cabelos na toalha (sem esfregar), apertando suavemente os fios para tirar o excesso de água, depois desembarace-os com um pente largo e só então aplique a máscara.
5. Higiene é essencial
Evite colocar as mãos no pote para retirar/aplicar o produto, de preferência use um pincel de tintura bem limpo. Se você não tem, use uma colherzinha para retirar o produto do pote e o aplique com as mãos bem limpas.
Isso tudo evita que o produto seja contaminado por bactérias ou altere seu pH.
 6. Aplicando a máscara da forma correta
O ideal é aplicar a máscara mecha por mecha, partindo da parte de baixo do cabelo (próximo à nuca) até a parte frontal (próximo à testa). Para cabelos normais a secos, o produto deve ser aplicado a partir de dois até quatro dedos de distância da raiz. Para cabelos mistos e oleosos, do meio do cabelo às pontas. O importante é nunca aplicar a máscara na raiz, em nenhum dos casos!
Obs: se você tem cabelo muito oleoso e acha que seu cabelo pode “ensebar”, aplique somente nas pontas.
7. Quantidade não é qualidade
Evite emplastar o cabelo de creme, não é a quantidade que faz a diferença e sim a forma de aplicação. Preocupe-se em garantir que todos os fios recebam produto igualmente.
8. Truques de salão
O ponto chave da hidratação é massagear cada mecha com cuidado. Uma dica bacana é aplicar o produto de cima para baixo, distribuindo-o por toda a mecha. Depois, massageie de baixo para cima para que o produto penetre melhor na cutícula do cabelo. Para finalizar, de cima para baixo novamente, para fechar a cutícula e dar brilho aos fios.
9. Não passe do tempo
Siga à risca o tempo recomendado para deixar a máscara agir. Passar do tempo não otimiza o efeito, muito pelo contrário, pode até ressecar os cabelos.
10. O calor ajuda, mas pode atrapalhar
Depois da aplicação da máscara, prenda o cabelo e coloque uma touca laminada (se você não tiver nenhuma, touca de banho serve ou ainda uma toalha morna). O calor ajuda a abrir as cutículas do cabelo e garante que o produto atue melhor.
Evite toucas térmicas (aquelas de 1900 e dinossauro, que você liga na tomada) porque na maioria das vezes elas fornecem calor além da conta e podem danificar a estrutura do fio, bem como queimar o couro cabeludo.
11. Não deixe resíduos de produto
Depois da hidratação, enxague bem os cabelos apenas com água até que o produto saia completamente. Muita gente acha que deixar resíduos de máscara ou condicionador faz bem para os fios e isso é um péssimo engano: não retirar esses resíduos pode deixar os cabelos opacos, pesados e até causar a queda.
12. A temperatura da água faz toda a diferença
Antes da hidratação, a água morna é bacana para ajudar a abrir a cutículas do cabelo. Depois, na hora de enxaguar a máscara, a temperatura da água precisa ser ligeiramente fria (não muito) para selar a cutícula do cabelo, evitar fios arrepiados e deixá-los brilhosos.